domingo, 14 de agosto de 2011

Juve pega time que inspirou cores da camisa em inauguração de estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Turim, Itália
 
O Juventus vai jogar contra o Notts County, time no qual as cores da Velha Senhora se baseiam, na cerimônia de inauguração de seu novo estádio. O evento dos bianconeri será no dia 8 de setembro. O novo palco do Juve terá lojas e salas de conferência. O time italiano pegou as cores do clube de Nottingham em 1903.
- É o tributo certo às cores, em um dia em a cerimônia de inauguração vai celebrar 114 anos de história do clubes - dizia o site oficial do time de Turim.
time do Juventus com uniforme listrado (Foto: Divulgação) 
Time do Juve com uniforme histórico (Foto: Divulgação)
 
Os detalhes sobre o amistoso especial serão divulgados apenas algumas horas antes da festa. O clube, inclusive, já disponibilizou na internet a venda antecipada de ingressos para o evento. O Notts County é o time mais antigo do mundo, e completará 150 anos em 2012.

Fundado em 1 de novembro de 1897, o Juventus começou sua história utilizando uma camisa rosa, com gola preta, na qual, inclusive, é baseada a cor do segundo uniforme atual da equipe. De acordo com a lenda, o ponto de virada aconteceu em 1903. Naquele ano, um dos sócios, provavelmente John Savage, segundo o site oficial, assumiu a função de tentar criar novas camisas para o profissional do Juve.

Foi pedido a ele que usasse como inspiração o país onde o futebol nasceu, a Inglaterra. Ele escolheu um homem de Nottingham para produzir as camisetas. O biógrafo Giuseppe Sergi, autor do livro "Juvecentus: a mostra do Centenário", publicado em 1997, nos 100 anos do time, contou esse capítulo da história.

- Um negociante de Nottingham, amigo de parceiros envolvidos na pesquisa, foi escolhido como fornecedor de camisas. Ele mandou para a Itália algumas amostras de uniformes do Notts County. Elas tinham faixas verticas em preto e branco. Além disso, tinham um apelo da massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário