domingo, 23 de outubro de 2011

Morte de promessa italiana provoca comoção pelo mundo


Grave acidente com Simoncelli aconteceu na manhã deste domingo, em Sepang, na Malásia. Foto: AFP Grave acidente com Simoncelli aconteceu na manhã deste domingo, em Sepang, na Malásia
Foto: AFP


A morte do piloto italiano Marco Simoncelli, após um grave acidente na manhã deste domingo, durante o GP de Sepang, na Malásia, causou comoção por todos os cantos do mundo. Jogadores, sites de jornais e celebridades usaram a internet e as redes sociais para manifestar o seu apoio aos familiares do corredor de Moto GP.
Simoncelli ganhou destaque nas páginas eletrônicas dos dois principais jornais da Itália. No La Gazzetta dello Sport, os italianos dão "tchau" ao piloto, dizendo que a terrível tragédia chocou o país e o mundo. E que o esforço imediado dos médicos foi em vão.
Já o Corriere dello sport dá mais ênfase à parada cardíaca sofrida por Simoncelli no centro médico de Sepang, além da cena chocante da queda do capacete do piloto antes do choque com as outras motos.
Torcedor fanático do Milan, Simoncelli também foi homenageado pelo clube italiano. Em seu site oficial, o time soltou uma nota de pesar pelo falecimento do ídolo que diz: "Esta é a mensagem de condolências pela morte de Marco Simoncelli, grande fã de futebol e torcedor do time Milan".
A rival Inter de Milão também prestou sua homenagem ao piloto, que tinha apenas 24 anos. "O presidente Massimo Moratti e a Inter de Milão, junto com Claudio Ranieri e toda a equipe, participa da tristeza do mundo do esporte italiano e Mundial pela morte do piloto Marco Simoncelli, que morreu após o acidente no qual ele permaneceu envolvido durante o Grande Prémio da Malásia. Em memória de um jovem campeão apaixonado, a Inter abraça a família e os amigos de Marco Simoncelli".
Por conta da morte de Simoncelli, todas as partidas do Campeonato Italiano terão um minuto de silêncio neste domingo.
Twitter
O microblog serviu como meio de fãs e amigos demonstrarem o pesar pela morte do piloto. O atacante uruguaio Diego Forlán, por exemplo, postou em seu perfil no Twitter (@DiegoForlan7) uma mensagem lamentando o ocorrido. "Más notícias ... Simoncelli permanece em paz. Um abraço para sua família e amigos", escreveu o jogador.

Ranking da Fifa

Invicta ao longo das Eliminatórias da Eurocopa de 2012, a Espanha manteve-se no topo da classificação mensal da Fifa, somando agora 1.624 contra 1.425, da Holanda, vice-líder. A Alemanha segue em terceiro logo à frente do Uruguai, quarto colocado. Já o Brasil, anteriormente na sétima posição, subiu dois postos e agora aparece em quinto, com 1.444 pontos.

A subida do Brasil no ranking é reflexo do empate contra a Argentina, válido pelo jogo de ida do Superclássico das Américas, da vitória sobre Gana e dos resultados da última rodada da fase de classificação da Eurocopa.

A Espanha cedeu sua liderança para a Holanda em agosto, logo após ser derrotada em um amistoso para a Itália. Recuperando a ponta já no mês passado, a Fúria também é líder do Grupo I das Eliminatórias da Eurocopa, vitoriosa diante da República Tcheca por 2 a 0 e contra a Escócia por 3 a 1, na última rodada.

Outra mudança no ranking de outubro diz respeito à Grécia. Campeão da Eurocopa em 2004, o time grego subiu três posições na tabela e aparece em oitavo lugar. Já a Dinamarca teve uma subida ainda maior, chegando à décima colocação com 1.030 pontos, mesma soma da Argentina.

Confira os dez primeiros do ranking da Fifa:

1. Espanha (1) - 1624 pontos

2. Holanda (2) - 1425

3. Alemanha (3) - 1352

4. Uruguai (4) - 1230

5. Brasil (7) - 1144

6. Itália (6) - 1135

7. Inglaterra (8) - 1101.

8. Grécia (11) - 1044

8. Portugal (5) - 104.

10. Argentina (10) - 1030

10. Dinamarca (17) - 1030

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Del Piero deixará a Juventus no final desta temporada


O meia italiano Del Piero deverá deixar a Juventus ao final da temporada. Foto: Getty Images O meia italiano Del Piero deverá deixar a Juventus ao final da temporada
Foto: Getty Images


O presidente do Juventus, Andrea Agnelli, anunciou nesta terça-feira em Turim que esta será a última temporada do atacante Alessandro Del Piero. "Uma salva de palmas para o capitão Alessandro Del Piero, que quis ficar conosco mais um ano, nesta que será sua última temporada com a equipe alvinegra", disse Agnelli durante seu discurso na assembleia de acionistas do clube.
A notícia surpreendeu a todos os torcedores e os meios de comunicação italianos resenharam amplamente a informação do "adeus" de um dos símbolos da Juventus.
Del Piero, que em breve completará 37 anos, se prepara para deixar a equipe na qual atua desde 1993 e com a qual ganhou 11 títulos nacionais e quatro internacionais.
O atacante possui, além disso, o recorde da maior quantidade de partidas disputadas (677) e mais gols marcados com a camisa da Juve (284).
Além desse anúncio, Agnelli falou da situação financeira do clube, uma das razões pelas quais a assembleia foi convocada. "O balanço 2010-2011 é intolerável, o pior da história", destacou Agnelli, mencionando a perda de 95,4 milhões de euros, "um rombo que obriga os sócios a realizarem um substancioso aumento de capital".
No entanto, o presidente lembrou aos presentes que o novo estádio, que exigiu grandes investimentos e que foi inaugurado há poucas semanas, representa um exemplo da capacidade da Exor, o grupo financeiro da família Agnelli, de investir em momentos difíceis.
"O investimento foi feito em 2008 quando começou a crise econômica internacional. O novo estádio representa uma forte ruptura com o passado", frisou presidente do Juventus. 

Portal Terra

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Itália: A Velha Senhora inspira a seleção

Italy celebrating (Getty Images)
Getty Images
A Itália não está entre as mais fortes seleções europeias na atualidade. Holanda, Alemanha e a campeã do mundo Espanha ainda apresentam um futebol superior ao do país tetracampeão mundial. Entretanto, nas últimas rodadas da fase classificatória da Euro 2012, a equipe de Prandelli mostrou uma evolução. Grande parte da melhora italiana deve-se à boa fase da Juve, base da seleção da Bota.
A base de Turim
A equipe italiana principal, que enfrentou a Sérvia, teve seis titulares da Velha Senhora. A defesa, principalmente, foi o setor que utilizou a Juve como base. Somando Maggio na lateral-direita, o time de Prandelli entrou com a mesma formação do gigante italiano. Chiellini pela esquerda, Buffon no gol, e a dupla de zaga Bonucci e Barzagli.
Giorgio Chiellini - Italy (Getty Images)
No meio-campo, o cérebro da Velha Senhora foi transplantado à Azzurra. Pirlo, assim como na Juventus, funciona como volante de saída. O veterano joga como primeiro homem do meio-campo, mas não de cabeça-de-área. O meia traz qualidade ao meio de campo italiano, guarnecido por outros dois volantes de qualidade: De Rossi e Marchisio.
Assim como a Juve, a Itália vem-se aproveitando da ótima fase vivida por Marchisio. O jogador começou muito bem a temporada, aparecendo como força ofensiva em diversos momentos. O entrosamento com Pirlo já gerou resultado. No jogo contra a Sérvia, o volante abriu o placar do confronto.
O esquema do campeão
Cesare Prandelli utiliza na seleção italiana o mesmo esquema que deu o título ao Milan na temporada passada: o 4-4-2 em losando. Com o bom trio de volantes (Pirlo, Marchisio e De Rossi), o treinador tem uma base forte para o losango de meio-campo. Mais à frente, Montolivo ganha uma função de criação, mais ofensiva. O meio-campo da Fiorentina já atuou mais recuado, mas, hoje, serve como ligação à dupla de atacantes.
A defesa Prandelli “copiou” da Juventus. Do mesmo modo que a equipe de Turim, a saída pela direita é uma arma no esquema com Chiellini na lateral. Maggio, um ala no Napoli, ocupa bem a posição. O defensor da Juve tem força e raça, aparecendo como um dos principais líderes da equipe. O veterano leva isso para a seleção italiana.
À frente, a Itália — de Amauri, Toni, Iaquinta e Gilardino — joga com uma dupla de velocidade. Rossi e Cassano formam um ataque ágil e de velocidade. O atacante do Milan deixou para trás sua constante atitude de bad boy, aproveitando melhor seu potencial. O jogador do Villarreal, há algumas temporadas, “carrega” o ataque do Submarino Amarelo ao lado de Nilmar. 
Antonio Cassano - Italy-Northern Ireland (Getty Images)
A luta pelo título
A seleção italiana ainda está atrás dos melhores times da Europa. Holanda, Alemanha e Espanha aparecem como favoritos para a conquista da Eurocopa de 2012. Porém a nova estrutura formada por Prandelli tem potencial para recuperar a força do país no continente.
Aproveitando-se da base de Turim, a Azzurra ganha em estrutura e em entrosamento, fator decisivo para o sucesso das outras seleções citadas. A Itália hoje tem mais força que o time eliminado na Copa do Mundo de 2010.

Goal.Com

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Policia Federal vai abrir inquérito contra Ricardo Teixeira por lavagem de dinheiro

A Polícia Federal vai iniciar ainda esta semana um inquérito para investigar o presidente da CBF e do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, por suspeita de remessa ilegal de dinheiro ao Brasil e lavagem de dinheiro, informou a PF (Polícia Federal) nesta terça-feira (11).
O pedido de investigação foi feito pelo presidente do PRB (Partido Republicano do Brasil), Marcos Pereira. Ricardo Teixeira é acusado de enriquecimento ilícito e recebimento de propina junto com outros dirigentes da Fifa.
De qualquer forma, os promotores podem pedir à Justiça da Suíça documentos que comprovariam o recebimento de suborno pelo dirigente e por seu ex-sogro e inspirador como cartola de futebol, o ex-presidente da Fifa João Havelange.
O PRB pede que, "no mínimo", Ricardo Teixeira seja afastado das decisões sobre os investimentos para a Copa em obras de infraestrutura e nos estádios, que contam com dinheiro público.
A representação feita por Marcos Pereira menciona as diversas denúncias veiculadas pela TV Record que mostram que o patrimônio de Teixeira é incompatível com seu salário na CBF, estimado entre R$ 70 mil e R$ 80 mil mensais.
As reportagens, que foram ao ar desde junho, mostram mansões de Teixeira em Búzios e Intanhangá (RJ) e também na Flórida (Estados Unidos), além de uma fazenda de gado em Piraí (RJ).
A série revela que a riqueza de Teixeira indica possível relação com uma investigação internacional, feita pela TV britânica BBC, que aponta que o cartola teria recebido propinas que somam quase R$ 15 milhões (US$ 9,5 milhões). Os depósitos, 21 no total, ocorreriam desde o início dos anos 90 e viriam da empresa de marketing esportivo ISL, em troca do direito de transmissão dos jogos e dos contratos de patrocínio para as Copas do Mundo.
Ainda segundo a BBC, o dinheiro era depositado na Sanud, empresa sediada no paraíso fiscal de Liechtenstein, na Europa, que é ligada à RLJ, instalada no Rio e que tem como sócio o próprio Teixeira. Há cerca de dez anos, o Congresso abriu duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) envolvendo as empresas em 13 crimes, entre eles lavagem de dinheiro.
MPF confirma investigação
O inquérito, que ficará a cargo da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros, será aberto atendendo a requerimento do procurador da República no Rio de Janeiro, Marcelo Freire, após denúncias na mídia envolvendo o principal dirigente do futebol brasileiro, disseram a Polícia Federal e o MPF (Ministério Público Federal). Por telefone, uma assessora da PF confirmou a investigação.
- O inquérito sobre Teixeira será aberto ainda esta semana. A investigação será conduzida pela Delegacia de Combate a Crimes Financeiros.
Segundo a PF, o pedido já foi analisado pela corregedoria do órgão e será encaminhado até sexta-feira (14) à delegacia designada para investigar o caso. Após o fim da investigação, o inquérito será devolvido ao MPF, que decidirá se vai apresentar ou não denúncia contra Teixeira. O dirigente pode ser convidado a prestar esclarecimentos, disse a PF.
Um grupo de trabalho que reúne procuradores da República das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, que acompanha todas as denúncias relativas à preparação do Mundial, encaminhou a representação ao Rio por ser o domicílio de Teixeira, segundo nota oficial.
"O procurador da República Marcelo Freire enviou ofício para a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro pedindo a instauração de inquérito policial para investigar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pelos crimes de remessa ilegal de dinheiro ao Brasil e lavagem de dinheiro".
Ricardo Teixeira enriquece na CBF
Mais de 20 anos no poder, denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito, um repertório variado nos tribunais do Brasil e do exterior. Duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) no currículo. Esse é Ricardo Teixeira, o grande chefe do futebol brasileiro e responsável por organizar a Copa do Mundo de 2014.
O presidente da CBF revela um gosto refinado. Uma casa na praia do canto, em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Uma mansão de 600 m² num condomínio de Delray Beach, na Flórida (EUA). Ou ainda a propriedade no condomínio fechado de Itanhangá, na zona oeste do Rio.

180 graus

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dedé poderá ir para o Juventus

Um dos destaques da campanha do Vasco e também do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Dedé pode se transferir para o futebol europeu. De acordo com o jornal italiano ‘Corriere dello Sport’, o defensor vascaíno interessa a Juventus de Turim.
A publicação italiana informou que os planos da ‘Juve’ é contratar o zagueiro vascaíno já na próxima janela de transferências, que inicia no fim do ano. A mesma reportagem ainda afirma que além da Juventus, Roma, Paris Saint-Germain, Fiorentina e Valencia também teria interesse no jogador.
Destaque da campanha do Vasco neste ano, Dedé acumula convocações para a seleção brasileira, e já teria recebido uma proposta do Benfica, de Portugal, e a Juventus já teria sondado outro zagueiro brasileiro, Rhodolfo, do São Paulo.

domingo, 9 de outubro de 2011

Button vence no Japão, Fernando Alonso acaba em segundo eVettel em terceiro e é o mais jovem bicampeão da história da Formula 1

Sebastian Vettel não conseguiu a vitória no GP do Japão de F-1, nesta madrugada, em Suzuka. Não precisava. O prodígio alemão terminou na terceira posição e conquistou o bicampeonato mundial da categoria com quatro corridas de antecipação. Ele é o piloto mais jovem da história a conquistar dois títulos da Fórmula 1.

Foi uma prova rara. Vettel largou na pole, jogou sua Red Bull para cima do inglês Jenson Button, da McLaren, e conseguiu manter a posição. Mas não venceu - o que havia feito nove vezes na temporada e faz quase sempre quando larga na frente. Na segunda e terceira rodadas de pit stops, no entanto, o alemão perdeu posições para Button e para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Nas voltas finais, Button sofreu com o desgaste dos pneus, mas conseguiu segurar a vitória, sua terceira na temporada. Alonso acabou em segundo, com Vettel em terceiro. Das 15 etapas da temporada, o jovem da Red Bull chegou no pódio em 14 oportunidades. No Mundial, seus 324 pontos não podem mais ser atingidos por Button, que soma 210, Alonso, que tem 202, e nem qualquer outro concorrente.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, acabou em quarto, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que voltou a se estranhar na pista com Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari largou em quarto e tinha esperança de, afinal, subir ao pódio, mas foi perdendo rendimento e acabou em sétimo, atrás do veterano alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Os brasileiros Rubens Barrichello, da Williams, e Bruno Senna, da Renault, foram discretos e ficaram longe da zona de pontuação.

O título do Mundial de 2011, conquistado neste domingo por Vettel, dá ao alemão mais um recorde de precocidade na categoria. Aos 24 anos, o piloto da Red Bull torna-se o mais jovem bicampeão na maior categoria do automobilismo.

A marca anterior pertencia a Fernando Alonso, campeão pela segunda vez em 2006, aos 25 anos. Na época, o espanhol parecia destinado a construir uma dinastia, principalmente com a aposentadoria de Michael Schumacher, que havia dominado o Mundial no início da década. Mas aqueles dois títulos foram os únicos de Alonso desde então.

O bicampeonato mais precoce na história é mais um recorde quebrado por Vettel em sua carreira meteórica. Em 2006, quando entrou em um carro de Fórmula 1 pela primeira vez, aos 19 anos e 53 dias, o alemão foi o piloto mais jovem a participar de um fim de semana de GP. No ano seguinte, estreou no volante de uma BMW, em Indianápolis, e pontuou logo em sua primeira corrida.

No GP da Itália de 2008, a bordo de uma modesta Toro Rosso, Vettel tornou-se o mais jovem competidor a fazer uma pole, aos 21 anos e 72 dias. No domingo, ele venceu a prova, tornando-se, também, o mais jovem piloto na história a conseguir o feito.

Em 2010, Vettel tornou-se o mais jovem campeão do mundo, aos 23 anos e 134 dias. O recorde anteriormente pertencia ao inglês Lewis Hamilton, que levou o título em 2008 aos 23 anos e 300 dias.

IN. MSN

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Seleção da Itália, já apurada para a Eurocopa, terá seis jogadores da Juventus contra Sérvia

O técnico da Itália, Cesare Prandelli, escalou seis jogadores da Juventus no time que enfrenta a Sérvia hoje, sexta-feira (7), pelas eliminatórias da Eurocopa-2012.
O goleiro Gianluigi Buffon, o trio defensivo Andrea Barzagli, Giorgio Chiellini e Leonardo Bonucci e os meias Andrea Pirlo e Claudio Marchisio jogam no clube de Turim.
A Itália já está classificada no Grupo C, com duas rodadas de antecedência, e Prandelli decidiu colocar em campo uma ousada formação 4-4-2.
- A partida com a Sérvia deveria ser um bom barômetro das nossas credenciais, porque eles são tecnicamente um dos melhores times da Europa. Estaremos totalmente motivados, porque há uma forte concorrência no elenco pelas vagas de titular, e esse jogo é o começo dos nossos preparativos para o torneio.
O treinador explicou ainda que Giuseppe Rossi mostrou estar totalmente recuperado da sua lesão, e que por isso começará jogando na frente ao lado de Antonio Cassano.
O treinador sérvio, Vladimir Petrovic, deve adotar uma formação mais cautelosa: 4-2-3-1. O time garante vaga se vencer, mas pode se contentar também com um empate, desde que a Estônia não derrote a Irlanda do Norte em Belfast.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

VELHA SENHORA JÁ LIDERA A SERIE A - Juve faz 2 a 0 sobre o Milan Juve foi melhor em campo durante toda a partida

Boateng-Lichtsteiner - Juventus-Milan - Serie A (Getty Images)
Getty Images
Com dois gols de Marchisio nos minutos finais de partida, a Juventus bateu o Milan em Turim por 2 a 0, em jogo em que foi superior durante toda a partida e enfrentou um adversário totalmente retraido na defesa.

A Juventus entrou em campo no 4-1-4-1. Pirlo era o homem de proteção à linha defensiva. Na linha de apoiadores, Krasic pela direita, Marchisio e Vidal centralizados e Pepe na esquerda. Na frente, Vucinic. Já o Milan entrou no 4-4-2, com um losango no meio-campo. O meio tinha Van Bommel na proteção, com Nocerino pela direita e Seedorf pela esquerda. Na ligação com o ataque, Boateng, e na frente, Cassano e Ibrahimovic.

Boa parte do primeiro tempo foi marcado pela intensa luta por posse de bola entre as duas intermediárias, com pouca criatividade das duas equipes. O Milan cadenciava bem mais o jogo, sem mostrar muita ambição de chegar ao gol, enquanto a Juve acelerava mais as jogadas, mas esbarrava nos erros de passe.<script type="text/javascript" src="http://ad.doubleclick.net/adj/gna.br/level2;tile=2;sz=160x600;ord=183322?area=2l&pos=2&ord=183322"></script>

O time da casa melhorou nos minutos finais do primeiro tempo, pressionando mais na saída de bola e utilizando o recuo de Vucinic para a entrada da área como forma de desestabilizar a marcação rossonera. Assim, a Juve chegou com força no final da primeira etapa, criando oportunidades e por pouco não indo para o vestiário em vantagem no placar.

A pressão da Velha Senhora seguiu no início da segunda etapa. A Juve insistia pelos dois flancos do gramado, procurando seus meias-extremos para as jogadas individuais, além de utilizar o já citado recuo de Vucinic para trabalhar a bola com perigo no campo ofensivo.

Após um breve período em que o Milan saiu mais para o jogo, a Juve voltou a tomar a iniciativa, mas a partir da entrada de Emmanuelson no meio-campo rossonero, o time de Allegri estabilizou-se em seu sistema defensivo e obrigou a Juve a cadenciar mais o toque de bola.

Daí até o final da partida, a Juve seguiu com bem mais ambição na partida, por mais que seu ritmo já não fosse tão frenético quanto nos minutos iniciais da segunda etapa. A insistência acabou recompensada aos 42 minutos do segundo tempo, com o primeiro gol.

Uma bela troca de passes de primeira levou a Juve até a grande área. Bonera tentou afastar o perigo de carrinho, mas a bola bateu no pé de Marchisio e entrou devagar nas redes rossoneras.

Ainda houve tempo para a Juve aumentar sua vantagem e dar número finais ao placar, em uma falha incrível do goleiro Abbiati. Marchisio arriscou de muito longe e o goleiro rossonero deixou a bola passar por entre suas pernas, já nos acréscimos da segunda etapa.
 
Goal.Com