domingo, 9 de outubro de 2011

Button vence no Japão, Fernando Alonso acaba em segundo eVettel em terceiro e é o mais jovem bicampeão da história da Formula 1

Sebastian Vettel não conseguiu a vitória no GP do Japão de F-1, nesta madrugada, em Suzuka. Não precisava. O prodígio alemão terminou na terceira posição e conquistou o bicampeonato mundial da categoria com quatro corridas de antecipação. Ele é o piloto mais jovem da história a conquistar dois títulos da Fórmula 1.

Foi uma prova rara. Vettel largou na pole, jogou sua Red Bull para cima do inglês Jenson Button, da McLaren, e conseguiu manter a posição. Mas não venceu - o que havia feito nove vezes na temporada e faz quase sempre quando larga na frente. Na segunda e terceira rodadas de pit stops, no entanto, o alemão perdeu posições para Button e para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Nas voltas finais, Button sofreu com o desgaste dos pneus, mas conseguiu segurar a vitória, sua terceira na temporada. Alonso acabou em segundo, com Vettel em terceiro. Das 15 etapas da temporada, o jovem da Red Bull chegou no pódio em 14 oportunidades. No Mundial, seus 324 pontos não podem mais ser atingidos por Button, que soma 210, Alonso, que tem 202, e nem qualquer outro concorrente.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, acabou em quarto, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que voltou a se estranhar na pista com Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari largou em quarto e tinha esperança de, afinal, subir ao pódio, mas foi perdendo rendimento e acabou em sétimo, atrás do veterano alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Os brasileiros Rubens Barrichello, da Williams, e Bruno Senna, da Renault, foram discretos e ficaram longe da zona de pontuação.

O título do Mundial de 2011, conquistado neste domingo por Vettel, dá ao alemão mais um recorde de precocidade na categoria. Aos 24 anos, o piloto da Red Bull torna-se o mais jovem bicampeão na maior categoria do automobilismo.

A marca anterior pertencia a Fernando Alonso, campeão pela segunda vez em 2006, aos 25 anos. Na época, o espanhol parecia destinado a construir uma dinastia, principalmente com a aposentadoria de Michael Schumacher, que havia dominado o Mundial no início da década. Mas aqueles dois títulos foram os únicos de Alonso desde então.

O bicampeonato mais precoce na história é mais um recorde quebrado por Vettel em sua carreira meteórica. Em 2006, quando entrou em um carro de Fórmula 1 pela primeira vez, aos 19 anos e 53 dias, o alemão foi o piloto mais jovem a participar de um fim de semana de GP. No ano seguinte, estreou no volante de uma BMW, em Indianápolis, e pontuou logo em sua primeira corrida.

No GP da Itália de 2008, a bordo de uma modesta Toro Rosso, Vettel tornou-se o mais jovem competidor a fazer uma pole, aos 21 anos e 72 dias. No domingo, ele venceu a prova, tornando-se, também, o mais jovem piloto na história a conseguir o feito.

Em 2010, Vettel tornou-se o mais jovem campeão do mundo, aos 23 anos e 134 dias. O recorde anteriormente pertencia ao inglês Lewis Hamilton, que levou o título em 2008 aos 23 anos e 300 dias.

IN. MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário