sábado, 18 de junho de 2011

Jorge Jesus: "Críticas a Roberto afetaram a equipa"

 
Jorge Jesus gesticula em conferência imprensa: Lusa
O Benfica pagou caro pelo sucesso na temporada anterior, confessou Jorge Jesus.

Numa entrevista publicada na edição deste sábado do jornal 'A Bola', o treinador do Benfica analisou a última temporada e admitiu que o saldo é claramente negativo: "Não é só para os adeptos, para mim também é negativo, porque o objetivo número um, a reconquista do campeonato, não foi alcançado. O que não correu bem? Começámos mal o campeonato, por vários motivos".

O técnico apontou os motivos para esse mau início de temporada, que passam pela participação de vários jogadores no Mundial 2010, algumas atuações de equipas de arbitragens e o nível apresentado pelo FC Porto ao longo do campeonato.

"Devido ao Campeonato do Mundo, cinco jogadores nucleares chegaram em cima do início do campeonato e isso tirou a forma à equipa. Depois, é verdade que em alguns desses jogos fomos muito prejudicados. Perdemos três e o FC Porto ganhou-nos avanço pontual. Passámos o campeonato a correr atrás da pontuação. O FC Porto soube ganhar a vantagem e teve mérito em mantê-la. Nunca conseguimos recuperar, porque o FC Porto fez uma Liga forte", comentou Jesus.

"Ninguém ganhou tanto dinheiro na venda de jogadores"
Jorge Jesus disse ter noção das grandes diferenças entre a época em que o Benfica se sagrou campeão nacional e a última temporada: "Para fazermos a comparação e perceber o que não correu tão bem nesta segunda época, no fim do campeonato fiz uma retrospetiva e uma análise, em conjunto com a nossa estrutura e também com o presidente. Identificámos o que não correu tão bem para podermos avançar para a próxima época com a certeza de que não queremos cometer os mesmos erros. Houve vários fatores que contribuíram para que a época não fosse igual à primeira".

E um dos fatores esteve diretamente relacionado com as falhas no início do campeonato do guarda-redes Roberto e as críticas que se seguiram ao seu desempenho: "As manifestações de desagrado com Roberto afetaram a equipa", confessou.

No entanto, o líder do plantel encarnado salientou aspetos positivos da última época: "Não fomos campeões, mas gostaria, antes de falar no que não correu bem, de referir que apesar de tudo houve coisas positivas durante a época: somámos 18 vitórias consecutivas, nessas estão incluídas onze na Liga, quando no ano em que fomos campeões só conseguimos nove; fomos à meia-final da Liga Europa, o que não sendo um êxito total, acabou por ser mais desvalorizado por termos sido eliminados por uma equipa portuguesa, o Sporting de Braga; fomos, ainda, a única equipa que, na Liga Europa, só perdeu um jogo. É verdade que nos tirou a presença na final, mas até o FC Porto perdeu mais. Houve coisas positivas".

O Benfica foi assim "vítima do seu próprio sucesso", mas o treinador português salienta o aspeto financeiro e faz mesmo uma comparação a nível mundial: "Nenhum clube do mundo ganhou tanto dinheiro na venda de jogadores".
Para a próxima época, Jorge Jesus não prometeu títulos, mas garantiu que vai ter uma equipa mais competitiva, com "muito mais soluções", na qual estará "preparado para perder qualquer jogador" e com a qual quer voltar a conquistar troféus.

Nuno R. Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário