domingo, 12 de junho de 2011

Stoner confirma favoritismo, vence GP da Inglaterra e assume a liderança

  Vivendo um momento brilhante no Mundial de Motovelocidade, Casey Stoner venceu a terceira corrida seguida, algo que não acontecia desde 2003, com Valentino Rossi, e assumiu a liderança do campeonato, tomando o lugar de Jorge Lorenzo, que abandonou a prova. Companheiro de equipe de Stoner, Andrea Dovizioso garantiu o surpreendente segundo lugar. Já a terceira posição acabou caindo no colo do americano Colin Edwards.
Boa largada de Lorenzo e um duelo entre italianos pela segunda posição
Em uma pista molhada, os companheiros de equipe Casey Stoner e Andrea Dovizioso brigaram pela primeira posição logo  no início da corrida. Nos primeiros minutos da prova, Jorge Lorenzo, que largou em terceiro, mostrou força, ficando na primeira posição nos primeiros instantes. Apesar de ter sido ultrapassado pouco depois por Stoner, em primeiro, e Dovizioso, em segundo, Lorenzo continuou na cola, deixando claro que não entregaria fácil a liderança do MotoGP. Se ficasse em segundo, independente da vitória de Stoner, o espanhol não perderia o lugar no topo do ranking.
Casey Stoner vence a prova da MotoGP na Inglaterra (Foto: Reuters)Casey Stoner vence a prova da MotoGP na Inglaterra e assumiu a liderança do campeonato (Foto: Reuters)
Enquanto Stoner abria vantagem na segunda volta, Marco Simoncelli ganhou força e ultrapassou Lorenzo, ficando em terceiro. A partir daí, um duelo entre os italianos Simoncelli e Dovizoso começou a ser travada pela segunda posição.
No entanto, Simoncelli acabou traído pela pista molhada na terceira volta. Após sua moto sofrer uma pequena aquaplanagem, ele acabou ficando novamente atrás de Jorge Lorenzo, que na sexta volta resolveu atacar  para ultrapassar Dovizioso e, consequentemente, não perder a liderança. Mas Marco Simoncelli também não desistiu fácil da ideia de subir pela primeira vez em um pódio. Recuperado do erro, ele voltou a se aproximar na sétima volta, ficando na bem perto de Lorenzo.
Pista molhada tira Jorge Lorenzo da corrida e da liderança. Simoncelli também é traído
No entanto, a pista molhada não demorou para fazer uma graça com os pilotos das primeiras posições. Na oitava volta, o atual líder Jorge Lorenzo viu a liderança deslizar junto com sua moto para fora da pista de Silverstone. Após passar por uma escorregadia, o espanhol foi ejetado para fora da corrida, dando adeus ao GP da Inglaterra. A partir daquele momento, Casey Stoner, que sobrava na pista,  assumia o topo da classificação, abrindo uma excelente vantagem sobre os italianos que vinham atrás, em terceiro e segundo lugar.
Marco Simoncelli, muito perto de conseguir seu primeiro pódio, não desistiu de tentar a segunda posição, ficando colado na moto de Dovizioso. Mas ele também acabou sendo vítima da pista molhada, que não costuma poupar erros simples. Faltando 10 voltas para o fim da corrida, Simoncelli tombou na curva 1 de Silverstone e se uniu ao espanhol Jorge Lorenzo na plateia. Naquele momento, o americano Colin Edwards assumia a terceira posição até o fim da corrida, enquanto Stoner, seugido por Dovizioso, continuavam firmes nos primeiros lugares.
Diante do fato de Jorge Lorenzo não ter marcado pontos, Stoner assumiu a liderança com uma boa vantagem de 18 pontos, se credenciando como franco favorito para a conquista do Mundial de Motovelocidade. A próxima corrida do compeonato acontece no próximo dia 25, na Holanda.
Confira os primeiros colocados do GP da Inglaterra
1. Casey Stoner (AUS) Honda HRC
2. Andrea Dovizioso (ITA) Honda HRC
3. Colin Edwards (EUA) Yamaha Tech 3
4. Nicky Hayden (EUA) Ducati
5. Alvaro Bautista (ESP) Suzuki
6. Valentino Rossi (ITA) Ducati

Nenhum comentário:

Postar um comentário