domingo, 12 de junho de 2011

Martin Palermo diz adeus ao futebol

Martin Palermo boca juniors gol river plate (Foto: agência AFP)Martín Palermo vai se despedir da torcida do Boca
Juniors neste domingo(Foto: agência AFP)
O atacante Martín Palermo, do Boca Juniors, se despedirá da mais fanática torcida da Argentina na Bombonera neste domingo, no duelo contra o Banfield, pela penúltima rodada do Torneio Clausura, às 20h20 (de Brasília). O jogador, que fará sua última partida como profissional na próxima semana diante do Gimnasia, é conhecido em seu país por ter uma trajetória digna de cinema e o GLOBOESPORTE.COM montou um roteiro com o melhor e o pior da carreira do maior goleador da história do Boca.
- Um filme sobre o Palermo teria que ser uma comédia dramática. Martín é um romântico. Ele não tem destreza, não tem condições para jogar futebol, mas sempre superou os adversários e as adversidades. É como um Frankenstein - analisou o diretor argentino Juan Pablo Roubio, autor do filme "Argentina Fútbol Club", que contou com a participação do próprio Palermo, em entrevista por telefone.
O torcedor Damián Biagetti é responsável pela principal homenagem na despedida do ídolo: resolveu fazer uma campanha para a criação de uma estátua do jogador, que gostou da ideia e acompanha de perto a evolução da obra, que deverá ser exposta no museu do clube.
- Depois de tantas alegrias, de tantas loucuras, achei que era a hora de homenageá-lo. Trata-se de um guerreiro, um homem incomparável. Hoje em dia é raro um jogador ficar tanto tempo no mesmo clube e ainda fazer tantos gols - exaltou Biagetti ao GLOBOESPORTE.COM.
A ideia de um filme sobre o artilheiro encanta Damián, que dá dicas importantes.
- O filme deve mostrar o otimismo dele, sua garra. Ele sempre se levantou. A primeira parte deveria ser sobre quando ele voltou de lesão e marcou um gol decisivo contra o River na Libertadores - apontou, referindo-se à histórica vitória sobre o arquirrival por 3 a 0, em que Palermo entrou em campo no segundo tempo e marcou o terceiro gol, carimbando a classificação do time de La Boca para as semifinais.
palermo boca juniors chilavert (Foto: Reprodução You Tube)Palermo comemora gol salvador pela Argentina diante dos peruanos (Foto: Reprodução You Tube)
O patinho feio
Todo herói de cinema que se preze inicia sua trajetória com dificuldades, sofrendo preconceitos e quase sempre chegando ao ponto de desistir de algum sonho. Com Palermo não foi diferente. Começou a carreira no Estudiantes de La Plata em 1992, mas demorou dez meses para marcar seu primeiro gol como profissional.
Palermo levanta a taça da Libertadores pelo Boca Juniors (Foto: EFE)Atacante Martín Palermo levanta a taça da
Libertadores pelo Boca Juniors (Foto: EFE)
Nenhum treinador parecia gostar do grandalhão louro, que quase foi parar no San Martín de Tucumán - curiosamente o time sobre o qual balançou a rede pela primeira vez, no dia 22 de maio de 1993. Graças a um preparador físico que assumiu o comando técnico, a estrela do atacante começou a brilhar, os gols se tornaram constantes e o Boca acabou o contratando.
Gols chaplinianos
Palermo é o atacante que fez os gols mais inacreditáveis da história do futebol. Daqueles que, contando, ninguém acredita. Em 1997, Martín conseguiu converter um pênalti com as duas pernas. Desengonçado, escorregou e a bola acabou entrando após bater rapidamente nas pernas de nosso herói enquanto o mesmo caía. Na comemoração, um sorriso amarelo.
Em 1999 o goleador machucou o joelho direito em uma partida contra o Newell's Old Boys. Não podia ser substituído e sim, acabou fazendo um gol dramático, o 100º de sua carreira. Já no Villarreal da Espanha, Palermo ficou alguns meses sem balançar as redes e, quando voltou a marcar, foi comemorar com a torcida. A vibrante celebração derrubou um muro de proteção, os torcedores caíram e o resultado foi uma lesão grave no tornozelo direito.
Em 2007, Palermo marcou o gol mais bonito de sua carreira. Em jogo contra o Independiente, o atacante roubou a bola e, da linha do meio de campo, arriscou o chute. O goleiro Ustari estava adiantado e virou um espectador de luxo. Um ano depois, mais um gol inusitado. Após cobrança de falta, o goleiro do River Plate espalmou a bola para cima. Palermo se apoiou no travessão e marcou de cabeça.
palermo boca juniors chilavert (Foto: Reprodução You Tube)Palermo x Chilavert (Foto: Reprodução You Tube)
Em 2009 Martín entrou para o Livro dos Recordes. Para afastar o perigo, o goleiro do Vélez deu um chutão para a frente. Não esperava que a bola fosse parar exatamente na cabeça do atacante, que conseguiu marcar a surpreendentes 38,9m de distância do gol.
Golias contra... Golias
Um herói precisa de um vilão do mesmo peso para dar emoção à trama. No caso do protagonista argentino, seu rival era um homem que nunca levou desaforo para casa: o polêmico goleiro paraguaio Chilavert, que jogava no Vélez Sarsfield. Houve confusão em duas oportunidades e, em ambas, Palermo foi expulso. No primeiro duelo, o jogador do Boca deu um carrinho para tentar alcançar a bola, mas acabou acertando o goleiro, que respondeu deixando as travas de sua chuteira marcarem o rival.
No segundo enfrentamento, alguns anos depois, Chilavert cobrou falta, a bola bateu na barreira, voltou para o goleiro, mas o camisa 9 do Boca impediu o rebote, em um choque que levou os dois ao chão.
palermo boca juniors x quilmes (Foto: EFE)Palermo comemora gol do Boca (Foto: EFE)
Os melhores capítulos
Além de ser o maior artilheiro da história do Boca Juniors, Palermo foi o responsável por alguns dos gols mais importantes da história do clube. Conforme lembrou Damián Biagetti, o gol contra o River está no imaginário de todos os torcedores. Martín voltava de lesão após seis meses e chegou a ser alvo de piada do técnico rival, que o classificou, indiretamente, como um ex-jogador em atividade. O River havia vencido a ida das quartas de final por 2 a 1. O Boca vencia o jogo da volta na Bombonera por 2 a 0, sofria enorme pressão e um novo gol confirmaria a classificação. O atacante entrou durante o segundo tempo e marcou o terceiro.
O auge da carreira aconteceu em Tóquio, no Japão, mais precisamente no dia 28 de novembro de 2000. Final do Mundial de Clubes contra o poderoso Real Madrid. Em cinco minutos Palermo acabou com o jogo, marcando dois gols na vitória por 2 a 1.
O fortalecimento de um guerreiro
Um dos piores capítulos na fantástica história de cinema aconteceu na Copa América de 1999. A Argentina enfrentava a Colômbia e Palermo perdeu três pênaltis no mesmo jogo (assista no vídeo ao lado). O feito foi notícia em todo o mundo e, desde então, o atacante nunca conseguiu ter sucesso com a seleção.
A pior parte do filme, no entanto, aconteceu fora dos gramados. Em 2006, Palermo perdeu um filho, que nasceu prematuramente. Pouco tempo depois pediu para jogar e homenagear o bebê, que se chamaria Stefano. Marcou dois gols, deixou o campo chorando e foi ovacionado pela torcida e por Maradona.
A redenção
Depois de longo tempo longe da seleção argentina, Palermo foi convocado pelo técnico Maradona para os dois últimos jogos das Eliminatórias para a Copa de 2010, contra Peru e Uruguai. Os argentinos faziam campanha medíocre e corriam o risco de não disputarem o Mundial. Contra os peruanos, no Monumental de Nuñez, Higuaín abriu o placar, mas a Argentina sofreu o empate aos 44 do segundo tempo. Era a cena perfeita para a consagração do herói. Chovia como nunca em Buenos Aires e, aos 47 minutos da segunda etapa, o ídolo do Boca marcou o gol da vitória.
Contra o Uruguai, Palermo não jogou. Todavia, seu gol reacendeu a chama do time, que venceu o rival em Montevidéu, carimbando o passaporte para a África do Sul.
torcida palermo boca juniors (Foto: Divulgação)Torcida faz faixa de apoio para Palermo (Foto: Divulgação)
O fim
Todos os ingressos foram vendidos para a despedida contra o Banfield. Com um Mundial de Clubes, duas Libertadores, seis campeonatos argentinos, e quatro sul-americanas no currículo, a estrela do filme receberá os últimos aplausos de seus seguidores. Após cerca de 20 anos em cartaz, o filme Martín Palermo deixará o circuito para sempre e não estará disponível em DVD. Sorte dos que puderam gravar na memória os gols do Titã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário