sexta-feira, 1 de julho de 2011

«Clube tão grande como os maiores da Europa» 105 ANOS A CUMPRIR O SONHO DE JOSÉ ALVALADE

1

“Um grande clube, tão grande como os maiores da Europa” foi a profecia lançada por José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal, logo no início, em 1906. Mais de um século depois, milhares de títulos em numerosas modalidades garantiram que se cumprisse o sonho.
Logo à nascença, o Sporting surgiu como mais do que um clube de futebol, embora essa tenha sido a modalidade na origem de tudo. Além do “foot-ball”, ténis, corridas e saltos (atletismo), exercícios físicos (ginástica) e luta de tração à corda estiveram no arranque e, pouco depois, já se praticava críquete, hóquei em campo, esgrima, ciclismo e mais dezenas que foram aparecendo ao longo de uma história verdadeiramente eclética.
Dérbi
Mas foi sempre o futebol a dominar a vida do Sporting. O primeiro dérbi aconteceu a 1 de dezembro de 1907, ainda o Sport Lisboa e Benfica não tinha nascido. Foi na estreia da camisola bipartida verticalmente de branco e verde (conhecida como “Stromp”) que os leões venceram (2-1) o então Sport Lisboa, em Sete Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário