quinta-feira, 28 de julho de 2011

Menino de Mação vai jogar futebol no Sporting

A disputa dos grandes clubes do futebol nacional por novos talentos está cada vez mais viva e os jovens estão a ser chamados para as suas fileiras cada vez mais cedo. É o caso de Francisco Milheiro, uma criança de 9 anos, residente em Mação, que vai para Lisboa para jogar no escalão de benjamins do clube de Alvalade.
Aproxima-se o início da nova época nos escalões mais jovens do futebol nacional e os grandes clubes procuram por todo o país os jovens talentos para entrar em força na nova temporada. O Sporting Clube de Portugal assegurou um jovem craque de enorme potencial que actualmente vive em Mação, localidade situada a 20 km de Abrantes, o talentoso Francisco Milheiro, que depois de ter brilhado como sub-9 e sub-10 jogará este ano de leão ao peito.
Francisco Miguel Rocha Milheiro competiu na última temporada no grupo de sub-10 do CADE, no Entroncamento, um escalão acima da sua idade, foi convidado para trabalhar no Estádio Universitário no último mês de Dezembro, tendo nessa altura rubricado um vínculo válido para esta época, vestindo assim a camisola verde-e-branca em 2011/12, estando já concluído todo o processo respeitante à documentação que envolverá a necessária transferência escolar do jovem atleta.
O jovem natural de Mação irá agora viver junto com os avós paternos em Queluz, durante o próximo ano lectivo e desportivo, ficando assim à disposição do Sporting, que terá encontrado mais um craque para formar para o futuro, que foi descoberto no início da temporada no Sport Abrantes e Benfica, onde competiu em oito partidas, todas elas coroadas com vitórias no campeonato distrital de sub-10 da AF Santarém. “O Francisco vai ficar rodeado de familiares, o meus pais vivem em Queluz há mais de trinta anos, e vai frequentar a escola onde a minha irmã trabalha, fica muito bem acompanhado”, garante o pai do jovem, Carlos Milheiro.
Carinhosamente tratado pela alcunha FM7, pela qualidade técnica que procura um dia aproximar do nível do ídolo Cristiano Ronaldo, ou pelo apelido Milheiro, em dezembro e já depois de ter treinado com o Sporting, Francisco manteve-se em competição para iniciar da melhor forma esta experiência verde-e-branca, tendo concretizado uma transferência para o CADE, onde cumpriu 24 partidas das quais 19 se traduziram por triunfos, tendo terminado a temporada neste clube do Entroncamento.
Actuando predominantemente como médio centro, muito embora tenha competido também de forma pontual na defesa e até sobre o ataque, Francisco Milheiro foi titular na equipa de sub-10 do CADE mesmo estando a competir num escalão superior, comprovando tratar-se de um valor a seguir com atenção que os leões desde logo captaram, levando o atleta a apresentar-se de forma semanal no Estádio Universitário.
De imediato o pequeno jogador convenceu o clube lisboeta, tendo Francisco Milheiro necessitado de apenas um treino para no próprio dia ter rubricado a sua assinatura e iniciado o processo de documentação para competir na próxima época no Sporting, tendo sido acordado com os pais do atleta que o médio teria de dirigir-se uma vez por semana ao convívio da equipa do seu escalão para criar habituação com os seus novos companheiros. “Durante toda a época deslocámo-nos todas as quartas-feiras a Lisboa para que o Francisco treinasse e jogasse alguns jogos com os seus novos colegas do Sporting”, disse o pai do jovem, Carlos Milheiro, um grande entusiasta da carreira do filho.
Francisco Milheiro seguirá a sua evolução em Lisboa
Há vários meses integrado junto dos seus novos colegas, o jogador de apenas 9 anos já teve a oportunidade de disputar também encontros particulares nos últimos seis meses, acabando por juntar-se de forma definitiva ao Sporting um ano depois de ter estado também incluído em alguns treinos no Caixa Futebol Campus, no Seixal, acabando por não permanecer no Benfica, que não chegou a contactar a família de Francisco Milheiro de forma oficial.
Com um total de 124 golos apontados na sua carreira desportiva, Francisco Milheiro representará o Sporting, que o incluirá no escalão Sub-10, disputando assim o campeonato distrital de Benjamins da Associação de Futebol de Lisboa, prova que o levará a mudar-se para Queluz para junto dos avós ao mesmo tempo que frequentará o 4º ano numa escola situada em Massamá. “O Francisco tem sido um bom aluno, e vai continuar a manter os estudos como primeira prioridade, mas eu não podia cercear o seu amor ao futebol, ele vive com uma bola desde que se levanta até que se deita. Tenho consciência de que estamos a fazer um grande esforço para que o Francisco continue a ser feliz”, garante o pai que também é um fã do futebol, tendo sido treinador nos escalões de formação do Abrantes e Benfica.
A proximidade geográfica possibilitará ao jogador três treinos por semana com o conjunto leonino que já conhece desde a última época e com o qual já se encontra devidamente ambientado, podendo esta época iniciar um percurso de sucesso no clube.

O Mirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário